Por Cadiz
Manter a limpeza adequada de tapetes e carpetes contribui muito para a prevenção de doenças, principalmente alergias respiratórias. Além disso, favorece sua durabilidade, desde que tomados os cuidados adequados para a limpeza de acordo com o material com o qual ele é feito.
Neste artigo vamos conhecer diferentes maneiras de se realizar a limpeza de tapetes e aprender a remover manchas que podem ofuscar a beleza deste acessório.
Considerados artigos de decoração, tapetes deixam o ambiente mais bonito, agradável e aconchegante. Tais itens necessitam de adequada higienização para prevenção do acúmulo de fungos e bactérias que provocam doenças, principalmente respiratórias. O procedimento deve ter cuidados específicos de acordo com sua composição. É o que veremos a seguir.
Tapetes de couro, pele, acetinados, de fibra natural e alguns estampados, não podem ser expostos à água. Portanto, o ideal é que sejam lavados a seco.
Para uma limpeza residencial, pulverizar uma mistura de bicarbonato de sódio com amido de milho, na proporção de 1/1, pode ser uma boa saída. O ideal é deixar a mistura no tapete por um período de 12 horas, por isso, é ideal que o procedimento seja feito a noite para aspiração pela manhã.
A utilização de aspirador de pó deve ser constante. O indicado é fazer movimentos verticais e horizontais, garantindo assim a remoção de qualquer sujeira.
O carpete limpo constantemente (no mínimo uma vez por semana) com aspirador.
Ao cair algum líquido este deve ser absorvido imediatamente com um pano seco e limpo ou papel toalha.
Tendo manchas, essas devem ser tiradas com produto específico, a venda em mercados ou lojas especializadas, seguindo as instruções do rótulo da embalagem.
Para retirar odores, uma mistura é água e vinagre é bastante eficiente.
Antes de qualquer procedimento, o carpete deve ser aspirado.
Importante deixar o espaço arejado após realizar a limpeza do carpete de modo que ele seque por inteiro, evitando mofo.
O indicado para este tapete é uma lavagem manual com água, sabão e secagem à sombra. Caso esteja muito sujo pode-se usar algum tipo de tira manchas, comprado em supermercados ou lojas especializadas (no caso de tapete colorido o tira manchas deve ser sem alvejante ou cloro – testar antes em uma pequena área).
Estes são os mais fáceis de limpar. Para os maiores, o indicado é aspirar ou varrer. Para finalizar, um pano molhado em água e detergente neutro é suficiente. Para desinfecção pode ser usada uma mistura de água e água sanitária.
Após aspirado, esse modelo pode ser higienizado a seco com uma mistura de bicarbonato de sódio e amido de milho na proporção de 1/1, com aspiração antes e depois do procedimento. O ideal é deixar a mistura no tapete por um período de 12 horas, por isso, é ideal que o procedimento seja feito a noite para aspiração pela manhã.
Periodicamente o ideal é que a limpeza seja feita em lavanderia ou por empresa especializada.
Os tapetes sintéticos feitos de náilon ou poliéster não são difíceis de limpar. É possível lavá-los com água e sabão e depois deixá-los secar em sol intenso para evitar mau cheiro por umidade.
Borrifar vinagre branco para neutralizar odores resultados de microrganismos impregnados após a lavagem pode ser uma medida adicional.
Este tipo de tapete não é tão flexível como os de borracha, sendo indicado lavá-lo à mão em água morna ou em temperatura ambiente. Em geral este procedimento é suficiente para retirar qualquer tipo de sujeira.
LIMPEZA DE CONDOMÍNIOS
Quanto mais tempo impregnada mais difícil fica a remoção da mancha, por isso, o ideal é que a limpeza seja feita imediatamente. De toda forma, não é impossível removê-la. Confira a seguir como extrair algumas das manchas mais comuns.
Gelo pode ser bastante eficiente para remoção de chiclete do tapete. Coloque-o sobre a goma para congelá-la e depois quebre-a. Retire os resíduos com álcool.
Cachorrinho urinou no tapete do seu condomínio? Para essa mancha também há solução! Use lenços de papel para absorver a urina. Em seguida, aplique limpador de tapetes/carpetes com adição de vinagre. Um neutralizador de odores pode finalizar a limpeza.
Sua visita deixou a taça com vinho cair no tapete? Não se desespere. Lenços de papel podem ser eficientes para absorver a bebida tinta. Em seguida, use limpador de tapetes/carpetes.
Canetas esferográficas podem ser removidas de tapetes com auxílio de um cotonete mergulhado em álcool. Manchas oriundas de canetas hidrográficas à base de água podem ser eliminadas com shampoo para tapetes.
Gostou das dicas? Se você mora em condomínio, como anda a limpeza das áreas comuns? E os tapetes?
Com profissionais altamente capacitados, a Cadiz disponibiliza serviços de limpeza e conservação de condomínios, escritórios e escolas.
Av Dr. Lino de Moraes Leme, 918 | São Paulo/SP
Copyright© 2024 - GRUPO CADIZ - Todos os direitos reservados